21/05/2015 - 55ª Reunião do GDFAZ – CURITIBA/PR
Aconteceu, de 13 a 15/5/2015, na cidade de Curitiba-PR, a 55ª reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ). As reuniões são realizadas três vezes ao ano.Presentes na abertura Secretário de estado da Fazenda do PR, Coordenador da Receita Estadual, presidente do sindicato dos auditores fiscais, Diretor da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e Diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenador do Profisco para algumas unidades federadas.

O Coordenador da Escola de Administração Tributária (Esat), auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Carlos Dell’Agnelo, ao abrir os trabalhos, enalteceu o grupo, que, ao atuar com pessoas, gosta também de receber pessoas. Na Escola se trabalha com organização, seriedade, mas com descontração. Falou que no GDFAZ o profissional e o humano são indissociáveis. Na continuação apresentou um vídeo de boas vindas, cuja autora autoria é da sua colega de trabalho Marta Jandira Quaglia Gambini, da 9.ª DRR – Maringá.

Durante sua fala com o um dos componentes da mesa de abertura, apresentou vídeo de onde extraiu alguns ensinamentos: como trabalhar com recursos escassos, mas ir à luta e conseguir resultados surpreendentes. Como o vídeo faz referência a despedidas e renovações, comparou-o com a saída de integrantes do GDFAZ e a chegada de novos. Convidou os que chegam a atuar com a mesma garra e determinação, a fim de contribuírem para o fortalecimento do grupo e das Administrações Fazendárias.

Nos dias de atividades foram apresentados vários projetos, dentre os quais:

II Prêmio Gestor Público do Paraná; Curso de Integração dos estagiários, em EAD; Curso de formação de autores para EAD; Mestrado profissional em Economia e Auditoria Tributária; Apresentação esclarecimentos sobre Profisco; que objetiva aumentar a eficiência e a eficácia financeira para a modernização e gestão fiscal dos estados brasileiros e qualidade no atendimento aos contribuintes. Lembrando que todos serão disponibilizados no site do GDFAZ.

A coordenadora do GDFAZ Juraci, afirmou que a Gestão de Pessoas deve ter posição estratégica dentro das organizações para o processo de tomada de decisão. Os servidores não devem ser trabalhados apenas no aspecto técnico, pois são pessoas e devem ser olhadas de forma holística (desenvolver o ser como um todo), preparando-o para enfrentar o novo. Nãos somos recursos humanos, somos pessoas que sentimos, reagimos e esperamos que outros entendam que precisamos ser cuidados, concluiu.

O GDFAZ tem dois grandes desafios em 2015:

1º - Realizar o I Seminário Nacional de Gestão de Pessoas das Administrações Fazendárias Estaduais, cujo objetivo é sensibilizar os gestores sobre a necessidade de a gestão de pessoas ser planejada.

2º - Implantação do Programa de qualidade de vida do servidor nas secretarias. A política do bem-estar estimula o ser.

Solicitou a colaboração da Esaf, do BID, considerou outros prováveis colaboradores e reforçou que os representantes presentes contatassem seus sindicatos e associações para que participassem como colaboradores. Para ela o Seminário ficará na história do GDFAZ.

Os trabalhos seguiram com as ações dos subgrupos e a apresentação do jornal falado onde vários estados apresentaram o que teve impacto nos últimos meses.

A coordenadora Juraci foi reconduzida ao cargo que teve na gestão a colega Iolanda do maranhão e a recondução de Carlos do Paraná como Secretário executivo do GDFAZ.

A nova reunião do GDFAZ ficou marcada para os dias 23 e 24 de novembro, em Brasília numa preparação para o I Seminário de Gestão de Pessoas que acontecerá em seguida nos dias 25 e 26, também no mesmo local.

Pedro Herminio Maria

Auditor Fiscal da Receita Estadual - IV