Home
06/10/2016 - Esforço discricionário no trabalho

Pouco difundido, mas praticado por muitos profissionais, ainda que inconscientemente, o título acima se constitui no que se chama de comportamento organizacional micro, praticado pelos indivíduos no dia a dia.

 

 


 


Pouco difundido, mas praticado por muitos profissionais, ainda que inconscientemente, o título acima se constitui no que se chama de comportamento organizacional micro, praticado pelos indivíduos no dia a dia.
O tema em apreciação foi objeto de tese de doutorado defendida pelo auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia Ricardo Alonso Gonzales, na Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) daquele Estado. O trabalho recebeu elogios das autoridades fazendárias de todos os Estados, por ocasião da apresentação durante o Confaz na cidade de Boa Vista, Roraima, em setembro passado.
Para Gonzales, “o esforço discricionário no trabalho se constitui na parcela que o indivíduo dedica ao trabalho, mas que extrapola o que lhe é minimamente exigido ou cobrado. Depende de cada um a vontade de exercê-lo. A prática não é remunerada pelos sistemas formais da instituição, todavia contribui para o desempenho organizacional”.
Percebe-se a ocorrência desse fato nos exemplos a seguir: quando se acessa o e-mail corporativo em fins de semana, à noite, ou mesmo em períodos de licença e férias; quando se resolve algum problema de trabalho pelo WhatsApp; quando a pessoa se dedica de forma mais intensa a algum trabalho; quando ajuda ou contribui com a organização em tarefas que a rigor não são suas; quando o indivíduo vai para casa e fica pensando em solucionar questão relacionada ao trabalho, dentre outras.
Gonzales, que dirige a Universidade Corporativa da Bahia e integra o Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), utilizou-se da técnica da entrevista. No universo da pesquisa, servidores da Sefaz Bahia e professores universitários que relataram suas práticas caracterizadas dentro desse conceito. A pesquisa baseou-se em duas partes: a constatação da existência de tal comportamento no ambiente organizacional no Brasil e a identificação do que leva as pessoas a praticarem tal comportamento, haja vista que não são remuneradas.
 
 
Conclusão da Tese
“Reconhecer o esforço da sua equipe, distribuindo tarefas de forma que o servidor se sinta satisfeito com o que está fazendo para obter uma atitude positiva em relação ao esforço discricionário. Se você é um chefe, um gestor ou um líder, dê o exemplo. O que você fala e pratica influencia no comportamento da sua equipe. Tenha consciência de que remuneração financeira sozinha não estimula o emprego do esforço discricionário. Tempo disponível para criar e condições de trabalho podem ser mais importantes”, resume o auditor fiscal.
Pedro Herminio Maria
Auditor Fiscal da Receita Estadual - IV
Administrador - ESFAZ
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Fones: (48) 3664-5647 e 8842-1007
------------------------------------------------------------------
Missão da ESFAZ: "Capacitar os servidores para a melhoria contínua da qualidade dos processos e o uso adequado das tecnologias visando a inovação da gestão fazendária, contemplando as políticas tributárias, a arrecadação e a aplicação dos recursos públicos".
Visão da ESFAZ: "Ser reconhecida como um órgão essencial e diferenciado em capacitação de


Fonte: Pedro Herminio Maria
Auditor Fiscal da Receita Estadual - IV
Administrador - ESFAZ

 
 
Eventos
Março 2024 Abril 2024 Maio 2024
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
 

 
     
 
Rua Tenente Silveira, 225, 9º andar - Edifício Hercules - Centro - Florianópolis/SC
Fone: (48) 3664-5648
Governo do Estado de SC Fale conosco Acesso restrito

Open Source Technology | Desenvolvido pelo CIASC - 2007