Home
24/11/2014 - Fazenda participa de encontro de contadores da América Latina
O diretor de Contabilidade Geral (DCOG) da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Adriano de Souza Pereira, conselheiro do CRCSC, participou da 1ª Reunião do Fórum de Contadores Governamentais da América Latina – FOCAL em Santiago, no Chile, entre os dias 17 e 19 de novembro.

  O evento foi realizado pela Controladoria Geral da República do Chile, órgão responsável pela Contabilidade Geral do Governo, portal de transparência e elaboração de relatórios periódicos com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI).

“No evento pudemos conhecer as práticas contábeis adotadas, o relatório resumido das finanças e os trabalhos da equipe da Controladoria do Chile além de compartilharmos a experiência de Santa Catarina na implementação das normas, do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), do Balanço Geral e do Portal da Transparência”, pontua Pereira, que entregou um exemplar do Balanço Geral do Estado de 2013 ao Controlador Geral da República do Chile, Ramiro Mendoza Zuñiga.

 

O objetivo do evento é “reforçar o papel das instituições responsáveis pela contabilidade dos governos na América Latina, no aperfeiçoamento das informações fiscais e transparência das contas públicas - resultado esperado da implantação de Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (IPSAS)”, diz Zuñiga.

O diretor da DCOG ressalta ainda que Santa Catarina está bastante avançada no processo de Implantação de Normas Internacionais do Setor Público (IPSAS). “Durante o evento verificamos que a maioria dos países da América do Sul está na fase de modernização dos seus SIGEFs e adaptação para o novo plano de contas contábil aderente às IPSAS, etapas vencidas por Santa Catarina em 2013”, observa Pereira.

Principais temas discutidos no FOCAL:

·        Implementação das Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Publico (IPSAS);

·        Visão geral do processo de modernização do Estado por meio da gestão financeira e o papel da contabilidade neste processo;

·        Transição do reconhecimento de receitas e despesas do regime de caixa para o regime de competência;

·        Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação financeira integrados - SIGEFs;

·        Papel da contabilidade na produção de informações financeiras e estatísticas fiscais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

 
 
Eventos
Março 2024 Abril 2024 Maio 2024
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
 

 
     
 
Rua Tenente Silveira, 225, 9º andar - Edifício Hercules - Centro - Florianópolis/SC
Fone: (48) 3664-5648
Governo do Estado de SC Fale conosco Acesso restrito

Open Source Technology | Desenvolvido pelo CIASC - 2007