26/11/2014 - Santa Catarina sedia reunião nacional do GDFAZ

A Secretaria de Estado da Fazenda recebe de 26 a 28 de novembro a 54ª Reunião Nacional do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ). O encontro, organizado pela Escola Fazendária do Estado, está sendo realizado em Florianópolis e tem como objetivo socializar experiências vividas nos Estados e discutir tendências na área de gestão de pessoas.

Na abertura da reunião, o secretário adjunto da Fazenda catarinense, Almir Gorges, falou da importância de investir na gestão de pessoas para alcançar melhores resultados. “O dinamismo dos negócios é grande, e sendo ele que sustenta a arrecadação, devemos ter equipes prontas para responder. Um dos grandes desafios das instituições é a eficiência e a eficácia no atendimento ao público. O GDFAZ busca solucionar esse e outros desafios dentro da gestão pública.”

Em seu pronunciamento, a coordenadora geral do GDFAZ, Maria Juraci Alves Câmara, disse que um dos desafios é implantar ações que melhorem a qualidade de vida dos servidores. “O trabalho que realizamos é complexo, pois trabalhamos com pessoas que buscam a mudança de estilo do gestor para que ele entenda a importância estratégica da gestão de pessoas”, ressaltou. “Precisamos trabalhar a gestão de pessoas não apenas no âmbito da capacitação,” completou.

Para o administrador da Escola Fazendária de Santa Catarina, Pedro Hermínio, os processos de mudança nas organizações dependem de muito empenho nas formas estratégicas e de acompanhamento daqueles que optam por servir à sociedade. “A reunião do GDFAZ é justamente um trabalho árduo para buscar o que há de melhor em termos de capacitação para os servidores fazendários”, destacou Hermínio.

Como medir competências – O primeiro dia da 54ª reunião do GDFAZ contou com uma palestra especial da psicóloga Maria Júlia Pantoja, doutora em Psicologia Organizacional. Ela falou sobre “Como mensurar competências para identificar gaps de capacitação”. “No desenvolvimento profissional, os processos de aprendizagem são objetos importantes, tanto no que diz respeito a possibilidade  de desenvolvimento do potencial humano, quanto aos processos de aprimoramento da gestão institucional.”

Sobre o GDFAZ – Criado em 1996, o GDFAZ tem como objetivo aprimorar e fortalecer o papel estratégico da gestão de pessoas nas unidades da federação. Atualmente, funciona como uma rede de compartilhamento de conhecimentos e experiências, mediante a articulação dos representantes das unidades de gestão de pessoas e escolas fazendárias das Secretarias de Fazenda do Brasil. O GDFAZ se reúne três vezes ao ano e busca soluções comuns, funcionando como uma espécie de consultoria focada no segmento fazendário.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

www.sef.sc.gov.br  | facebook.com/fazendasc | youtube.com/sefazsc | twitter.com/fazend