01/12/2014 - Secretaria da Educação apresenta atualização da Proposta Curricular
Após dois anos de estudo e discussões envolvendo mais de oito mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior de Santa Catarina, foi apresentada nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o documento atualizado da Proposta Curricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica.

Foto: Divulgação / SED

>>> Imagem para download na galeria

Reitores de universidades, professores, diretores de escolas, educadores que participaram das discussões, gerentes Regionais de Educação e diretores da Secretaria de Estado da Educação receberam a edição impressa do documento. Até o dia 12 de dezembro, a apresentação e a entrega do material seguirá em mais noves regiões do Estado.

Santa Catarina tem a sua proposta curricular há 26 anos, a qual foi atualizada ao longo do tempo. Em 2012, estudou-se a possibilidade de nova atualização para se adequar as demandas atuais. A mobilização foi grande e conseguiu-se a adesão de entidades importantes como a Undime e das universidades comunitárias do Estado.

Para o representante da Undime e secretário municipal de Educação de Antônio Carlos, Altamiro Kretzer, foi de grande importância para a entidade fazer parte do trabalho. “Fizemos a revisão e temos certeza que a nova proposta curricular contribuirá para que a educação catarinense, tanto da rede estadual como da rede municipal, se torne ainda melhor”, afirma.

De acordo com o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, com o material elaborado e distribuído para educadores de todo Estado, a discussão prossegue nas escolas em 2015 com a atualização dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cada escola.

“Um bom currículo é fundamental para garantir a qualidade de um sistema educacional. Ao lado de professores qualificados e de gestores líderes, um currículo bem definido é um dos fatores comuns a todos os sistemas que apresentam os melhores desempenhos em todas as avaliações internacionais de qualidade. A atualização foi trabalhada em cima de três grandes eixos: o percurso formativo do aluno, como vai ser formado, a orientação sobre educação integral e como os temas da diversidade devem ser tratados na escola”, explica.

O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula, contempla as novas perspectivas e propostas para educação. Também vai ao encontro das metas e estratégias dos Planos Nacional de Educação (PNE) e Estadual (PEE). O trabalho desenvolvido em Santa Catarina está servindo de exemplo para outros estados brasileiros.

De acordo com a gerente de Ensino Médio e Políticas Públicas, Maike Ricci, o documento é uma proposta de Estado, que vem sendo construída ao longo de 26 anos, em um processo democrático. Para isso, houve a mobilização de todos os professores catarinenses em webconferências, por meio de uma plataforma virtual e em seminários presenciais.

“Nesses últimos três anos, a Secretaria da Educação ampliou a discussão curricular para romper com o etapismo escolar, que provoca alto índice de evasão e repetência”, ressalta.

Formação Continuada em 2015

O caderno estará nas mãos dos professores no início do ano letivo de 2015, com o enfoque do percurso formativo do estudante, desde a educação infantil até o ensino médio. O grande avanço do caderno é a atualização de temas como relações de gênero, educação ambiental, especial, do campo étnico-raciais e indígena, sendo abordadas de forma  interdisciplinar em cada área do conhecimento.

De abril a outubro a Secretaria da Educação envolverá os participantes nas Gerências Regionais de Educação, em cursos de 80 horas, com forma presencial e a distância, para a atualização dos Projetos Político-Pedagógico das escolas e reorganização curricular.

Participam da formação 1.300 professores-orientadores de estudos, que em seguida irão trabalhar com os professores nas unidades de ensino, além de cerca de 40 mil professores envolvidos diretamente na plataforma virtual. A Proposta Curricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica pode ser acessada no: www.propostacurricular.sed.sc.gov.br.

Cronograma com datas e cidades dos lançamentos:

01/12/2014

12/12/2014

UNESC - Auditório Edson Rodrigues, sala 19 - Bloco P

Criciúma

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa SED