09/03/2012 - Ministro da Educação se reúne com secretários estaduais
O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) está realizando, em Natal (RN), a primeira reunião ordinária de 2012. O evento, que ocorre de 7 a 9 de março, reúne todos os secretários estaduais de Educação. Na manhã desta quinta-feira (8), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, expôs as principais linhas de ação do Ministério. Dentre os programas apresentados, estão a Alfabetização na Idade Certa; Pronacampo e Tablets para Professores do Ensino Médio.

Durante o encontro, os secretários da Educação manifestaram-se a respeito do cumprimento do reajuste da Lei do Piso Nacional. Segundo os secretários, a aplicação em todos os níveis das carreiras do magistério criará dificuldades para os estados, considerando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e o comprometimento dos recursos do Fundeb com a folha de pagamento, reduzindo a capacidade de investimentos em infraestrutura escolar e em outras ações educacionais importantes.

Sobre o assunto foram discutidas alternativas, por parte do governo federal, para auxílio aos estados. Ficou acertado que o Ministério da Educação (MEC) revisará a portaria 213, que trata do complemento por parte da União aos estados com dificuldades, e buscará novos recursos. O ministro se comprometeu a mediar reuniões emergenciais entre o MEC, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para negociação da aplicação da Lei do Piso.

O secretário da Educação, Eduardo Deschamps, disse que a reunião serviu para comprovar que a aplicação da Lei do Piso é um problema nacional e que o comprometimento do ministro em encontrar soluções é muito bem-vindo. "Entretanto, este esforço exigirá paciência e muita serenidade por parte da categoria do magistério público estadual para evitar prejuízos nas atividades escolares dos alunos. Ainda assim, o Governo de Santa Catarina continuará trabalhando para apresentar um plano de aplicação da lei aos professores na próxima semana."

Informações adicionais:
Edinéia Rauta