Home
11/05/2012 - Observatórios Sociais são destaques no 4º Seminário sobre Transparência Pública
“A transparência pública fortalece a democracia e enaltece a cidadania”, essas foram as palavras do representante da Comissão de Transparência Institucional da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Vânio Darela, durante a apresentação no 4º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública, realizado nesta quinta-feira (10), no Hotel Renar, em Fraiburgo.

Ao longo do dia, os participantes assistiram às apresentações e debateram sobre a importância da informação e da comunicação para transparência pública, bem como a relevância da educação fiscal para a comunidade. A palestra de abertura foi ministrada pela representante da Educação Fiscal de Brasília, Fabiana Baptistucci, que abordou a criação de Observatórios Sociais como instrumento de controle social na gestão dos recursos públicos. Ela relatou o caso do Observatório de Maringá, em que os cidadãos buscaram alternativas para fiscalizar a administração pública após descobrirem uma fraude da prefeitura.

O primeiro painel do dia teve como tema “Observatório Social – a voz do cidadão na comunidade” e contou com a participação de representantes dos municípios de Itajaí, Brusque, São José e São Joaquim. “Acompanhamos e cobramos para que o dinheiro público seja bem empregado. Porém, não fizemos nenhuma punição quando encontramos algo errado, nós acionamos os órgãos competentes para realizar a fiscalização”, afirmou o vice-presidente do Observatório Social do Brasil e presidente de Itajaí, Jonas Tadeu Nunes.

Com a participação do diretor de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda, Adriano de Souza Pereira, foi realizado o segundo painel, com o tema “A Transparência em suas Formas Alternativas de Comunicação”. Estiveram em pauta os portais de transparência dos governos e a tecnologia a favor da informação. “O Estado está executando uma série de ações para fomentar a transparência pública. Recentemente lançamos o Portal da Transparência. Com poucos cliques, o cidadão encontra informações sobre o uso dos recursos públicos”, afirmou Pereira.

Também foi apresentada a palestra “Parceria para Apuração no Valor Adicionado dos Municípios”, ministrada pelo assessor para assuntos do Movimento Econômico da Secretaria da Fazenda, Ari Pritsch. A Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) exibiu um case sobre transparência pública e relatos das experiências dos municípios da região.

 “A transparência pública está, principalmente, na facilidade do acesso à informação, por isso a comunicação é peça chave neste processo. As colocações que ouvimos hoje serviram para nos impulsionar a buscar informações e exercer a nossa cidadania”, afirma o secretário de Desenvolvimento Regional de Videira, Evandro Colle.

O evento foi promovido pelo Programa de Educação Fiscal, da Secretaria de Estado da Fazenda, com o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), da Prefeitura de Fraiburgo e da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira.

Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira
 
 
Eventos
Março 2024 Abril 2024 Maio 2024
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
 

 
     
 
Rua Tenente Silveira, 225, 9º andar - Edifício Hercules - Centro - Florianópolis/SC
Fone: (48) 3664-5648
Governo do Estado de SC Fale conosco Acesso restrito

Open Source Technology | Desenvolvido pelo CIASC - 2007