06/08/2012 - Acontece na UDESC Seminário sobre ciência e inovação
   A tarde desta segunda-feira, 6, foi de debate sobre inovação e tecnologia no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde aconteceu o seminário “A pesquisa científica e a inovação”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e pela Coordenadoria de Propriedade Intelectual da Udesc. Na ocasião, estava presente o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Prata, que palestrou sobre as políticas públicas do Governo Federal, nestas áreas.

Também estiveram presentes, o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, o vice-reitor Marcus Tomasi, a coordenadora de Propriedade Intelectual da Udesc, Carla Regina Roczanski, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni, ao lado de mais de 120 pessoas, entre pró-reitores da Udesc coordenadores, pesquisadores, alunos e professores, de todos os centros das universidades e demais convidados de instituições parceiras.

Ao abrir o evento o reitor da Udesc apresentou a universidade e tratou sobre a pesquisa científica. Heron destacou o crescimento da Udesc, tanto na Graduação, como na Pós-Graduação, além de trazer ao público o perfil dos servidores e os valores investidos nos financiamentos às pesquisas. O dirigente da Udesc deu ênfase aos 141 grupos de Pesquisa existentes, assim como ao valor, de R$ 1,8 milhão, investido na instituição, na área de inovação científica, todos os anos. “Mesmo que tenhamos ainda uma recente participação nas atividades de Pesquisa e de Pós-Graduação, que á algo novo, nós já conseguimos captar em torno de 14% daquilo que a gente utiliza no dia a dia, tirando os salários. É pouco, mas algo que tem significado. Esse valor é um algo que queremos duplicar, ou triplicar, durante a nossa gestão”, acrescenta o reitor.

A coordenadora de Propriedade Intelectual falou sobre a proposta de minuta de política de inovação da Udesc, que segundo ela, será discutida por toda a comunidade universitária, por meio dos encontros com todos os centros de ensino. A intenção é que até o final do ano, a política esteja elaborada e seja apresentada no Conselho Universitário (Consuni). “A Udesc irá realizar seminários, para a discussão dessa política interna de inovação, a exemplo da Fapesc , que em todo o Estado, tem levado para a discussão o assunto”, diz a coordenadora. Carla destacou ainda o que deverá estar contido na política, desde as funções da coordenadoria, até as parcerias que podem ser firmadas. “Disseminar e fortalecer a cultura da Propriedade Intelectual na universidade é a nossa intenção, nestes encontros que estaremos realizando. Há muito que fazer nessa área. Promover o empreendedorismo, investir na criação de recursos humanos são alguns dos temas a ser tratado por ela”, acrescentou.

No seminário, o presidente da Fapesc também apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido na área, através do Estado e citou a Lei Catarinense de Inovação (14.328 de 15 de janeiro de 2008), a qual rege as políticas de inovação em Santa Catarina. Gargioni falou sobre a importância das parcerias, entre a universidade e as empresas e o problema da burocratização que existe no setor. Na ocasião, o presidente mostrou os programas e projetos da Fapesc e falou sobre um dos papéis da fundação que é ser elo entre as instituições e as empresas.

O principal momento do seminário foi a palestra do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Prata, que explicou sobre as políticas federais de desenvolvimento da ciência e da inovação. Prata, também explicou o trabalho e diretrizes do ministério e em seu discurso deu ênfase à Educação. “Nós não podemos descuidar da educação. Qualquer que seja o caminho que a Udesc adote, a educação sempre precisa ser muito importante. Avançar no conhecimento e dar condições que as pessoas sejam cultas, no amplo sentido da palavra. Não há ciência sem educação e não há tecnologia sem ciência, e não tem inovação sem tecnologia, é uma cadeia”, afirma o secretário.

No segundo momento do evento, os participantes, debateram junto aos palestrantes sobre o assunto. Um dos aspectos mais abordados foi a questão de como a universidade pode interagir e conseguir êxito na área da inovação. Para o secretário do Governo Federal, a Udesc precisa, assim como as demais instituições de ensino, promover a inovação através da iniciativa de estar presente nas empresas, através de parcerias, principalmente, que levem os conhecimentos gerados na universidade, para a prática e para a produção de novas tecnologias. “A tecnologia tem que estar presente em todas as vertentes da universidade. O aluno pode ser o maior vínculo entre a universidade e as empresas. É preciso ousar”, diz o secretário que ainda afirma que “as universidades precisam de maior autonomia e iniciativa, para interagir com as empresas, precisam ser mais independentes e adquirir com equilíbrio, instrumentos que criem essas oportunidades”.O vice-reitor da Udesc ,Marcus Tomasi, encerrou o evento dizendo que a universidade está no caminho certo para a inovação. “Estamos criando o movimento, provocando, para que a universidade entre na corrente da inovação e também trate com mais ênfase a questão do empreendedorismo, junto aos alunos e trabalhando em uma política que seja operacionalizada com o mínimo de burocracia, para que efetivamente, aconteça”, finalizou.

Informações adicionais:
Heloíse Guesser
Fundação Universidade do Estado de SC

Abril 2024 Maio 2024 Junho 2024
Do Se Te Qu Qu Se
26 27 28 29 30 31

Rua Tenente Silveira, 225, 9º andar - Edifício Hercules - Centro - Florianópolis/SC
Governo do Estado de SC Fale conosco Acesso restrito

Open Source Technology | Desenvolvido pelo CIASC - 2007