Servidores públicos de secretarias setoriais e regionais do
Poder Executivo de Santa Catarina foram treinados, ao longo desta semana, em
Florianópolis, para operar a nova ferramenta de controle de contratos, o Módulo
de Contratos do Sigef (Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal). A
implantação do módulo proporcionará mais controle na utilização dos recursos
públicos para contratação pelo Governo do Estado de fornecedores de materiais e
prestadores de serviços.
A Secretaria de Estado da Administração, por meio da
Diretoria de Gestão de Materiais e Serviços, é responsável pela gestão do
Módulo de Contratos. E a Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria de
Estado da Fazenda é o órgão responsável pela manutenção e evolução do Sigef.
“Antes da vinculação ao sistema Sigef, os contratos eram gerenciados de forma
independente e não existia banco de dados único de contrato de materiais e
serviços. Agora será possível monitorar e rastrear 100% desses contratos”, afirma
o secretário da Administração, Milton Martini.
O treinamento dos servidores, acompanhado por técnicos da
Administração, Fazenda e Ciasc (Centro de Informática e Automação de Santa
Catarina), segue nas próximas semanas com funcionários das demais secretarias,
fundações e empresas públicas. Os Poderes Legislativo e Judiciário também
poderão utilizar a ferramenta. A intenção é que a partir de dezembro todos os
órgãos do Poder Executivo passem a utilizar o módulo. No mês de novembro,
começa um projeto-piloto com as secretarias de Educação, Administração e
Fazenda.
"Além do aprimoramento da gestão dos contratos, esse
novo módulo também vai fomentar a transparência da gestão pública estadual, a
partir do momento em que as informações forem disponibilizadas no Portal da Transparência do Poder
Executivo de Santa Catarina”, observa o secretário da Fazenda,
Nelson Serpa.
Fonte: Secretaria de Estado da Administração e Secretaria de
Estado da Fazenda
|