06/11/2012 - Secretaria da Fazenda aprimora capacitação de servidores sobre auditoria operacional
Em busca de uma gestão mais transparente e eficaz dos recursos públicos, o Estado de Santa Catarina vem, nos últimos anos, aprimorando e ampliando as funções de controle e auditoria governamental. Em 2011, uma das técnicas modernas de auditoria, conhecida como auditoria operacional, começou a ser utilizada pela Diretoria de Auditoria de Geral (DIAG) da Secretaria da Fazenda em alguns setores.

A auditoria operacional avalia ações públicas a partir de critérios como a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade. O trabalho vai além das técnicas tradicionais de auditoria ao comparar o desempenho real com o desempenho esperado, apresentando sugestões para melhoria e êxito da administração pública.

A primeira experiência foi realizada no ano passado sobre a gestão estadual da merenda escolar nas escolas públicas. Em 2012, nova auditoria operacional foi realizada para avaliação dos convênios estaduais junto a entidades que desenvolvem ações para a recuperação de jovens infratores e dependentes químicos. No ano que vem, o governo pretende desenvolver auditorias operacionais em áreas importantes da administração pública.

Para realizar essa ampliação, a Secretaria da Fazenda promoveu, por meio do Profisco, entre os dias 24 e 26 de outubro, uma capacitação sobre auditoria operacional para 26 auditores internos do Poder Executivo, na Escola Fazendária, em Florianópolis. Além dos auditores internos, também estavam presentes dois auditores da CGU e dois do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev).

O curso, ministrado pelo auditor federal de Controle Externo da Controladoria Geral da União (CGU), Dagomar Henriques Lima, teve enfoque prático, com aprimoramento de técnicas de planejamento de auditoria, de análise e coleta de dados, construção e validação de matriz de achados, padrões de relatórios, entre outros temas técnicos.

Fonte: http://www.sef.sc.gov.br/noticias/secretaria-da-fazenda-aprimora-capacita%C3%A7%C3%A3o-de-servidores-sobre-auditoria-operacional