Home
14/02/2013 - Artigo: "Os Vilões Tributários", por Hélio Mazzolli
O maior problema de tributação no Brasil está na alçada dos Estados. A última ousadia da maioria dos governantes foi a instituição da cobrança antecipada de receita na circulação de mercadorias interestaduais.
E o governo de Santa Catarina publicou no dia 28 de janeiro um decreto que determina que a partir de 1º de fevereiro, entra em vigor a cobrança da DIFA – imposto devido pela diferença entre as alíquotas interna e interestadual – nas operações com mercadorias provenientes de outra Unidade da Federação, destinadas à industrialização ou comercialização, exceto aquelas já submetidas ao regime de substituição tributária e, para as empresas optantes do Simples Nacional, também com bens ou mercadorias destinados ao ativo permanente ou para uso ou consumo.

É uma atitude agressiva. Não permitiu prazo de ajuste e adaptação dos contribuintes, inovando numa segunda feira para que a norma entre vigor na sexta feira.A meu ver foi uma decisão autocrática e que desconfio faltar amparo legal. Parece-me que a alteração de uma norma e prazo deveria entrar em vigor em 90 dias após a decisão. Em se tratando de um novo tributo a sua vigência seria para o ano civil seguinte.

Do meu ponto de vista de justiça fiscal a decisão adotada deveria se restringir ao caso das empresas enquadrada do Simples Nacional. Porque gozam de uma legislação simplificada que fixa uma alíquota reduzida de ICMS sobre as vendas. Como as entradas de outros Estados mercadorias chegam com preços mais baixos do que as compras no Estado em decorrência da diferença de alíquota, as empresas do Estado estariam sendo prejudicadas.
Estender a obrigação para as outras empresas cria uma série enorme de injustiças.
Os Estados têm abusado do excesso de tributação para os combustíveis, telefonemas e para a energia elétrica. Expandiram a tributação por substituição tributária, sem que concedessem prazo decente para o seu recolhimento. Como os contribuintes ficaram mansos criaram coragem para novos confiscos.

Hélio Mazzolli – economista – Email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
www.hmazzolli.com.br

 
 
Eventos
Abril 2024 Maio 2024 Junho 2024
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
 

 
     
 
Rua Tenente Silveira, 225, 9º andar - Edifício Hercules - Centro - Florianópolis/SC
Fone: (48) 3664-5648
Governo do Estado de SC Fale conosco Acesso restrito

Open Source Technology | Desenvolvido pelo CIASC - 2007