Home
06/03/2013 - Banco Mundial seleciona o Brasil para desenvolver instrumento financeiro pioneiro
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, assinaram, no início da tarde desta terça-feira (05), um memorando de entendimento que visa apoiar estudos para o desenvolvimento de novos ETFs (Exchange Traded Funds, na sigla em inglês) no país.

O desenvolvimento de ETFs, fundos de investimento que replicam índices de mercado, mas têm suas cotas negociadas em bolsa, alia-se à agenda de desenvolvimento do mercado de capitais atualmente em curso no Brasil.

“Essa é uma boa iniciativa, pois o mercado de capitais é fundamental para financiar a expansão da economia”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “As iniciativas para ampliar o mercado de capitais são muito importantes.”

Atualmente, existem apenas ETFs de índices de renda variável no país. A ideia do projeto é estudar o lançamento, no mercado brasileiro, de ETF vinculado a índice de títulos públicos com a participação do emissor no processo de lançamento do fundo, ampliando a liquidez desses ativos.

Selecionado pelo Banco Mundial para a implementação do programa piloto do Issuer-Driven ETF, o Brasil será pioneiro no desenvolvimento desse modelo, elaborado pela instituição para fomentar o desenvolvimento do mercado de títulos públicos em países emergentes.

Durante a reunião, o presidente do Banco Mundial , Jim Yong Kim, também destacou o compromisso do país com a agenda social. “O Brasil é um exemplo no combate à pobreza e na integração de políticas sociais nas áreas de saúde e educação. Os projetos que visitei são inspiradores”, afirmou Kim. O Banco Mundial e o Brasil compartilham do objetivo de acabar com a pobreza e dividir a prosperidade”, concluiu.

 


             Ministro da Fazenda e Presidente do Banco Mundial discutem parceria para o desenvolvimento de novo fundo no Brasil.

 

Guido Mantega e Jim Yong Kim assinam memorando de entendimento nesta terça-feira (05), em Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - GM F
Fotos: Renato Costa/ASCOM-GMF
 
 
Eventos
Março 2024 Abril 2024 Maio 2024
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
 

 
     
 
Rua Tenente Silveira, 225, 9º andar - Edifício Hercules - Centro - Florianópolis/SC
Fone: (48) 3664-5648
Governo do Estado de SC Fale conosco Acesso restrito

Open Source Technology | Desenvolvido pelo CIASC - 2007