Home
19/04/2013 - Estados compartilham experiências exitosas no segundo dia do 49ª GDFAZ

dsc04735.jpgUma das principais finalidades das reuniões do Grupo de Desenvolvimento dos Servidores Fazendários (GDFAZ) é a discussão de políticas públicas na área de gestão de pessoas e, consequentemente, a apresentação de soluções que visam melhorar o desempenho dos servidores fazendários nas secretarias de Fazenda dos Estados brasileiros.  


“O forte desse grupo é a troca de experiência. Então, qualquer projeto, na área de gestão de pessoas, que algum Estado esteja precisando, é disponibilizado. Cada unidade da federação tem suas peculiaridades, as secretarias de Fazenda, por exemplo, têm semelhanças e diferenças, dependendo do Estado e da sua legislação. Então estamos lidando com 27 semelhanças e 27 diferenças, mas procuramos em cada um dos Estados experiências exitosas para aperfeiçoar a politica de gestão de pessoas. E cada Estado tem muito a oferecer para outro”, comenta a coordenadora nacional do GDFAZ, Rosângela Coimbra. Ela cita como exemplo, o Estado de Minas, que já disponibilizou um Programa de Mapeamento de competência que é referência no Brasil.

Rosângela também acrescenta que a prioridade do GDFAZ no momento é a disseminação da Educação à distância. “É um grupo que está se tornando muito forte dentro do GDFAZ, com a aplicação de todos os nossos produtos, inclusive o mais novo, que são as Trilhas de Capacitação (Definição de Competências, Trilhas de Capacitação e Respectivos Programas de Capacitação e Desenvolvimento), que é um dos 16 produtos que construímos sob a gerência do GDFAZ e que todos os Estados vão utilizar agora”, afirma a coordenadora, acrescentando que o ensino à distância já é uma realidade nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Maranhão.

Ela ainda destaca outros produtos do GDFAZ que estão ajudando a desenvolver os servidores das secretarias estaduais de Fazenda em todo Brasil, como o Registro GDFAZ, Garimpo de Soluções, o GDFAZ Virtual, além da importante contribuição do grupo para criação do Instituto de Estudos Fiscais (IEFE Brasil).

O Gerente de Desenvolvimento Fazendário da Sefaz do Espírito Santo, Francisco Andrade, também destacou a importância da área de gestão de pessoas para melhorar a qualificação dos servidores fazendários, e, consequentemente, avançar no que diz respeito à prestação dos serviços oferecidos aos contribuintes. “Investir na melhoria da qualidade da gestão de pessoas certamente faz chegar à ponta, no caso beneficia o contribuinte, que é o grande financiador de todo esse aparato estatal”, afirma Francisco.  

Por isso, ele destaca a importância das reuniões do GDFAZ. “Estamos quase completando Bodas de Ouras. Isso representa tudo de bom, um acúmulo de experiências, de gestão de conhecimentos do que existe de mais relevante nos Estados Brasileiros e no Distrito Federal, no sentido de unificar e realmente procuramos chegar a alcançar a qualidade do serviço público, não só nas Secretarias da Fazenda, mas em todas as secretarias de Estados do país”, afirma o representante do GDFAZ no Espírito Santo.

Ele cita que o Estado do Espírito Santo tem experiências exitosas a compartilhar com os demais Estados, como a o Plano de Formação Continuada, o ensino à Distância, e o investimento em pós-graduação dos servidores, pago pela própria secretaria. 

 

 dsc04735.jpg
 segundo_dia_gdfaz_167.jpg
 dsc05852.jpg

 

 
 
Eventos
Abril 2024 Maio 2024 Junho 2024
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
 

 
     
 
Rua Tenente Silveira, 225, 9º andar - Edifício Hercules - Centro - Florianópolis/SC
Fone: (48) 3664-5648
Governo do Estado de SC Fale conosco Acesso restrito

Open Source Technology | Desenvolvido pelo CIASC - 2007